Como podemos adquirir a percepção de que commodity perde o sentido quando entendemos que todos os bens e serviços podem ser diferenciáveis?
Pegando um exemplo de Frank Perdue, da Perdue Farm, cuja a fala era “quando se consegue diferenciar uma galinha morta, é possível diferenciar qualquer coisa” e o Slogan da sua campanha publicitária era, com o próprio Perdue na televisão: “É preciso um homem duro para fazer uma galinha macia”, vimos que a diferenciação é necessária e deve ser constantemente olhada dentro do planejamento estratégico de nossos serviços e produtos.
A Perdue Farms desenvolveu uma ração especializada para galinhas, que incluía flores de calêndula , que dava um tom amarelo dourado característico às peles de suas galinhas.
Aqui a diferenciação ocorria em todas as partes do processo. Cada etapa respondia a um questionamento que dependia das respostas certas e criativas para o sucesso do produto.
Existe a diferenciação física, a diferenciação da marca e a diferenciação por relacionamento, mas nem todas as diferenças são significativas quando não pensamos nelas como fator decisivo. Acaba-se sempre tentando fazer o mesmo melhorado.
E quando pensamos em linhas gerais e nas pesquisas para lançar um produto ou um serviço, muitas vezes as marcas existentes já apresentaram os atributos valiosos, mas sempre haverá o algo a mais.
Podemos pensar em algumas respostas para as seguintes questões:
Produto – características, desempenho, conformidade, durabilidade, confiabilidade, reparabilidade, estilo, designer, efeito, experiência, responsividade, reparos.
Não se diferencia à base de força, campanhas bem estruturadas ou menor preço.
Essa frase de Tom Peters, que dá o título desse material, retrata muito bem o que devemos sempre ter em mente e os caminhos que devemos tomar para que nos diferenciemos num mercado extremamente competitivo, onde a guerra de preços se torna altamente veroz e o consumidor ainda está em formação de ter em mente o conhecimento do diferencial como um dos fatores de decisão de compra.
Conforme Kotler explica, “…os clientes simplesmente não veem as diferenças. A escolha de uma empresa ou outra é apenas uma questão de cara ou coroa. Portanto, o importante é diferenciar, diferenciar, diferenciar.”
A base para isso é um olhar focado nas pessoas e em seus comportamentos, pois o que o consumidor quer é ser surpreendido em seus desejos, além de suas expectativas.
Esse é um desafio que você deve colocar à frente no seu negócio.
Estamos em pleno século XXI onde achamos que mais nada pode ser inventado e a criatividade não tem limites, que só o AI tem lugar, mas não, pense em inovação de forma mais ampla, qualquer coisa que faça pode ser reinventada.
Bem, do mais um forte abraço e estamos sempre por aqui!
#360graus_CM #empreendedorismo #mkt #mktdigital #diferenciacao # gestaodemarketing